O que é placa de vídeo?

Placa de vídeo

Placa de vídeo, termo muito utilizado quando o assunto é jogos, é o componente do computador responsável pela produção e exibição de imagens. Requisito vital para poder jogar no PC, a placa de vídeo também é muito exigida em certos softwares, como editores de vídeo e programas 3D.

Mas o que é uma placa de vídeo? Como ela funciona? Veja a seguir as características e definições básicas de uma placa de vídeo.

A placa de vídeo é o componente do computador responsável por produzir e enviar imagens para o monitor. Existem dois tipos de placa de vídeo: onboard e offboard. A placa de vídeo onboard é integrada a placa mãe e possui pouca memória dedicada. Ela utiliza a memória RAM do computador, o que pode ser chamado de memória compartilhada. No entanto, como a memória RAM é mais lenta que placas de vídeo que possuem memória, além de dividir barramento com o processador e outros componentes, o desempenho da placa de vídeo onboard é reduzido e causa lentidão ao executar gráficos mais pesados. Por esse motivo, a placa de vídeo onboard não é muito recomendada para jogos.

Placa de vídeo ATI

A placa de vídeo offboard, ao contrário da onboard, não é integrada a placa-mãe e pode ser removida do computador ou trocada. Ela possui memória dedicada, geralmente de 128 MB (modelos mais antigos) até 1GB (modelos mais atuais). A placa de vídeo offboard possuí o GPU (Graphics Processing Unit, ou Unidade de Processamento Gráfico), que trabalha em conjunto com a memória de vídeo para oferecer um excelente desempenho nos jogos. Placas de vídeo offboard possuem um melhor desempenho e qualidade ao executar aplicativos e gráficos 3D, e por isso são ideais para jogos.

No Windows, as placas de vídeo trabalham em conjunto com o DirectX, que é um software que melhora a qualidade e o desempenho de recursos multimídia, como aplicativos, jogos, etc. Elas possuem vários recursos para melhorar a qualidade e o desempenho dos gráficos, entre eles estão:

-Anti-aliasing: O anti-aliasing melhora a qualidade dos objetos 3D suavizando linhas e curvas dentadas. Este é recurso é muito pesado e exige placas de vídeo de alto desempenho;

Anti-Aliasing

-Filtragem anisotrópica: A filtragem anisotrópica melhora a qualidade das texturas quando estão aplicadas sobre objetos irregulares. Ela calcula o ângulo e a distância do objeto da tela e fornece texturas mais arredondadas e nítidas, no entanto a desvantagem de usar esse recurso é que o desempenho da placa de vídeo cai muito. Assim como o anti-aliasing, a filtragem anisotrópica requer uma placa de vídeo da atualidade, que possua um alto desempenho e qualidade;

Filtragem Anisotrópica

-Pixel Shader: O Pixel Shader é um recurso que melhora e muito a qualidade dos gráficos 3D. Ele gera as instruções para o processamento de efeitos e texturas e processa imagens a todo instante, fornecendo assim uma excelente qualidade para aplicativos e jogos. O Pixel Shader pode variar em cada placa de vídeo, algumas placas de vídeo possuem Pixel Shader 1.0, outras 2.0 e assim por diante. As placas de vídeo de hoje em dia usam Pixel Shader 3.0, que é requisito de muitos jogos da atualidade.

Essas foram as nossas explicações sobre o que é uma placa de vídeo e seus recursos e funções. Esperamos que tenha compreendido sobre o assunto. Até o próximo artigo.

Compartilhar este artigo
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários

 
© Windows Fail
Designed by BlogThietKe Cooperated with Duy Pham
Released under Creative Commons 3.0 CC BY-NC 3.0
Posts RSSComments RSS
Back to top