Tutorial: Como saber se um jogo roda no seu computador

Meme pensador

Você está em busca de um game novo para jogar no seu computador. Você pesquisa na internet e dentre muitos games, você encontra o game ideal. No entanto, você fica com receio de baixar o jogo, pois não sabe ao certo se ele vai rodar ou não. E agora, o que fazer?

O primeiro passo, obviamente, é conferir os requisitos mínimos e recomendados do jogo. Para isso, basta ir no site da desenvolvedora do jogo. Há vários sites que informam os requisitos dos games, entre eles o System Requirements, o Can You Run it-e o VG Requirements. Se o jogo estiver na Steam, você encontrará os requisitos do jogo na própria página dele.

Requisitos de sistema do GTA 5
Requisitos de sistema do jogo GTA 5

Certo, eu conferi os requisitos. Mas ainda não sei se o meu PC vai rodar, e agora?

Se, após olhar os requisitos, você ainda não tem certeza se o jogo vai rodar, é necessário que você confira cada requisito individualmente. Os requisitos principais exigidos são memória, processador e, obviamente, placa de vídeo e espaço em disco. Alguns jogos possuem requisitos adicionais, outros requisitos simples. Confira como olhar cada um desses requisitos:

Memória RAM: A memória RAM armazena os arquivos e dados que serão utilizados para compor o jogo. Geralmente, os jogos de hoje pedem 4GB ou mais de memória. Basta verificar se seu computador possui essa quantidade e o requisito estará cumprido.

Você ainda pode rodar jogos se tiver uma memória um pouco abaixo do requisito mínimo, mas isso pode causar bugs e travamentos no jogo, além de poder travar o Windows por falta de memória para os outros aplicativos.

Processador: Para o processador, os jogos pedem uma certa quantidade de núcleos a uma certa velocidade, como por exemplo 2 núcleos de 2.4 ghz. Verifique se seu processador possui essas características e o requisito estará cumprido.

Você pode rodar jogos mesmo se o seu processador não cumprir os requisitos, no entanto isso poderá causar lags e gargalos no jogo, além de diminiur consideravelmente a taxa de quadros por segundo (fps).

Placa de vídeo: Para a placa de vídeo, geralmente é necessário verificar duas coisas: a versão do DirectX e a memória de vídeo da placa. Os jogos de hoje requerem placa de vídeo com suporte a DirectX 10 ou superior, se sua placa não conferir com esse requisito, é praticamente sem dúvidas que o jogo não irá rodar.

Quanto a memória de vídeo, basta apenas atender a quantidade necessária, por exemplo, 1GB. Alguns jogos requerem que a memória de vídeo seja completamente dedicada – confira este tutorial para saber quanta memória dedicada sua placa possui - , portanto verifique bem se sua placa de vídeo oferece mesmo suporte.

Tenha em mente que, mesmo que a placa de vídeo rode o jogo, o jogo poderá ficar muito rápido ou muito lento, pois há muitos fatores técnicos que definem o poder de uma placa de vídeo.

Nos requisitos não consta esse tal de DirectX nem a memória de vídeo, apenas os nomes de placas. E agora?

Nesse caso, você deverá comparar a sua placa de vídeo com as placas citadas – saiba nesse post como encontrar as configurações de uma placa. Se a sua placa possuir características completamente iguais ou superiores a da placa citada nos requisitos, é bastante provável que sua placa de vídeo rode o jogo.

Outros requisitos: Espaço em disco, placa de som, conexão com a Internet e sistema operacional estão entre os requisitos restantes, podendo variar. Normalmente, esses requisitos são atendidos automaticamente e são resolvidos de maneira bem simples. Você não deverá ter problemas com eles.

Alguns jogos podem oferecer requisitos mais técnicos, neste caso basta pesquisar sobre o requisito em questão.

Conclusão

Estas são as dicas básicas para verificar se um jogo roda no seu computador ou não. Em todo caso, o melhor jeito de comprovar se o jogo roda ou não é, obiviamente, testando. Siga os passos acima e verifique se o jogo que você deseja jogar no seu computador roda tranquilamente.

Compartilhar este artigo
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários

:) :-) :)) =)) :( :-( :(( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ :-$ (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

 
© Windows Fail
Designed by BlogThietKe Cooperated with Duy Pham
Released under Creative Commons 3.0 CC BY-NC 3.0
Posts RSSComments RSS
Back to top